CIGANA KALON E SUAS FILHAS-BRASIL.
Jovem Cigana De Ariccia- Pintor: Winterhalte
"O que pensar de "payos" (não ciganos) que saem por aí a se proclamarem conhecedores da cultura cigana? Costumam falar dos ciganos de forma genérica, como se existisse apenas uma cultura única,sem conseguirem abordar o caráter diferencial de cada comunidade cigana.
Segundo Rodrigo Correa Teixeira, em sua História dos Ciganos no Brasil, "quando os autores se cansam das individualidades esboçam a unidade (frágil e talvez inexistente) de múltiplos ciganos". Tanto o historiador quanto o ciganólogo escrevem como se todos os ciganos e ciganas fossem apenas um ou uma só (o cigano típico ou o cigano genérico).
Portanto, é preciso considerar que a identidade cigana foi flexibilizada conforme as transformações conjunturais pelas quais passou ou teve que enfrentar.
Resumindo: os ciganos não formam uma totalidade homogênea; não são linguística, econômica, cultural e socialmente iguais."
Segundo Rodrigo Correa Teixeira, em sua História dos Ciganos no Brasil, "quando os autores se cansam das individualidades esboçam a unidade (frágil e talvez inexistente) de múltiplos ciganos". Tanto o historiador quanto o ciganólogo escrevem como se todos os ciganos e ciganas fossem apenas um ou uma só (o cigano típico ou o cigano genérico).
Portanto, é preciso considerar que a identidade cigana foi flexibilizada conforme as transformações conjunturais pelas quais passou ou teve que enfrentar.
Resumindo: os ciganos não formam uma totalidade homogênea; não são linguística, econômica, cultural e socialmente iguais."
(EXTRAIDO: Blog "CIGANOS:DO IMAGINÁRIO À REALIDADE."
"GIPSIES AT ASCOT"-PINTURA DE LAURA KNIGHT,1933.
CIGANA ROMENA-EUROPA
CIGANOS KALONS-BRASIL.
IMAGENS DO GOOGLE
Nenhum comentário:
Postar um comentário