TRADIÇÃO CIGANA
Eles se movem como o Sol e a Lua. São nômades. Ou antes, são como ondas. Estão em toda a parte. Chegam e partem rápido. Parecem o vento. Num momento estão aqui. No outro, sumiram. Numa lufada, deixam traços indeléveis de sua passagem no eco de sua música, no relinchar de seus cavalos, no sorriso alegre de suas mulheres.
Não, não são o vento. São os filhos do vento.¨ ( Poema Persa – 200 a.c.) O mistério envolve o Povo Cigano como o ar que ele respira. Da Lua Cheia, retira a Magia; da Dança e da música, toda alegria; da Natureza, a força e a energia. Esse mistério muitas vezes torna o Povo Cigano esteriotipado e nosso conhecimento à respeito dele, muito superficial. Aprofundar-se nas leis que regem a Tradição Cigana, é conhecer valores que seriam motivo de orgulho para qualquer um de nós. São eles:
• Respeito à família, tendo-a como instituição suprema da sociedade
• Amor aos filhos, consideração e respeito aos mais velhos • Hospitalidade com Alegria
• Honrar a palavra dada
• Liberdade como condição natural da vida
• Obediência à hierarquia
Sob esses valores é que o Povo Cigano se mantém vivo até hoje, atravessando séculos e séculos de exílio e preconceito.Fugiram da Índia, com a invasão do Povo Árabe, atravessando a Pérsia, espalhando-se pela Europa, sofrendo todo tipo de perseguição. Resistiram. Foram massacrados peloNazismo e talvez milhares de vidas se perderam no Holocausto. Mas sobreviveram até hoje.Sua vida nômade, se examinada de perto, nada tem de glamoroso. No entanto, quando se pensa nos ciganos, o que nos vêm a mente é o seu Brilho. Independente de fatores externos, esse povo jamais se curvou a nada.
Em sua essência mantiveram-se fiéis às leis que regem sua tradição: RESPEITO, AMOR, ALEGRIA, HONRA, LIBERDADE E SOLIDARIEDADE. Se começarmos a praticar verdadeiramente esses conceitos, incorporando-os em nosso dia à dia, brilharíamos tanto quanto esse admirável povo.
O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!
quarta-feira, 28 de abril de 2010
TRADIÇÃO CIGANA...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário