O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ZAMBRA...O QUE É?




ZAMBRA

O Zambra ou Flamenco - Árabe é uma fusão de movimentos de dança do ventre, dança cigana e dança flamenca. Esta fusão deve-se a mistura de manifestações culturais anteriores ao surgimento do Flamenco que são:

Tartésicos - Habitantes do sul da Espanha, descendentes das dinastias egípcias que viviam à margem do Nilo.

Árabes - Que durante o século VII invadiram a Espanha, mais precisamente para a região da “Andaluzia” que passou a ser ocupada por dois povos árabes de diferentes regiões e culturas, os que procediam da Ásia, da região de Damasco ( Turcos – originalmente Mongóis ) e os Bérberes ( conhecidos também por Mouros ) provenientes do norte da África.

Ambos introduziram seus Costumes, sua música e sua dança ao povo andaluz, o que é muito perceptível no canto flamenco. Aliás, o Flamenco tem muito mais influências árabes do que a maioria das pessoas pensa, muitas nem imaginam que o Flamenco é muito mais árabe do que realmente espanhol, desde os movimentos da dança, a maneira de cantar e até os instrumentos utilizados.

Ciganos egípcios e indianos - Que mais tarde em 1447 se estabeleceram na região andaluz trazendo consigo suas tradições e costumes.

As performances de Zambra são uma mistura de coreografia e improvisação. As danças de grupo e em duo são habitualmente coreografadas, enquanto as apresentações solo são improvisadas e variam de acordo com o estilo, personalidade e estado de espírito de cada bailarina.

É uma dança em que se pode mostrar toda nossa criatividade e emoção porque é uma dança livre onde podemos mostrar belos trabalhos de saias e deslocamentos da dança cigana, movimentos tremidos, ondulatórios e sinuosos da dança do ventre, e movimentos de mãos, braços e giros da dança flamenca.

A criação do figurino também é livre e à escolha de cada bailarina, podendo utilizar-se de acessórios dos três estilos de dança, desde que utilizados com “bom senso” para não sobrecarregar a imagem. A palavra“Zambra” vem do árabe “Samra” nome que designava as festas mouriscas na península hispânica caracterizadas por muita alegria. Samra também significa morena...(Extraido do Blog da professora de dança do Ventre Janahina Borges).

Nenhum comentário: