O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sobre o filme LIXO EXTRAORDINÁRIO...

Indicado ao Oscar de Melhor Documentário 2011, Lixo Extraordinário (Waste Land – Título original), um filme com duração de 90 minutos que acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz no maior lixão da América Latina, o Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

 Lixo Extraordinário levou três anos para ser concluído e foi uma coprodução do Brasil e Reino Unido. O filme foi dirigido por Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim. Fernando Meirelles participou da produção executiva.
“Lixo Extraordinário é o retrato de um Brasil desigual e excludente em que milhares vivem em estado nulo de dignidade humana”.
(Julianne Gouveia – Revista Vizzo)

O trabalho de Vik Muniz é a prova do poder que a arte tem no processo de socialização. A arte quando comprometida com questões humanitárias, quando codifica individualidades sociais e humanas, ela tem o poder de ampliar a visão sobre a vida e realizar mudanças. Lixo Extraordinário mostrar que todos nós temos por dever cívico: abraçar causas sociais, não disperdiçar e reciclar.
”O filme emociona ao mostrar como aquelas pessoas tiveram sua auto-estima recuperada com o processo do trabalho de Vik Muniz”.
(Walmir Moratelli – MG)
“O filme tem efeito arrebatador por juntar arte e lixo, elementos quase opostos, não só pelo valor estético, mas também por sua representação social”.
(André Miranda – O Globo)





( ACIMA:AUTO-RETRATO DE VIK MUNIZ ,UTILIZANDO LIXO RECICLADO E ALIMENTOS.
EMBAIXO: TRABALHO FEITO COM LIXO RECICLADO PARA A VINHETA DE APRESENTAÇÃO DA  NOVELA PASSIONE)
(EXTRAIDO DO BLOG LEÕES E CORDEIROS)

Nenhum comentário: