O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

sábado, 26 de janeiro de 2013

27 DE JANEIRO: DIA EM QUE RECORDAMOS O "PHORRAJMÔS ,O HOLOCAUSTO CIGANO!"

" EM CIMA O CÉU,EMBAIXO A TERRA E,NO MEIO, OS CIGANOS."



MINHA HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DO HOLOCAUSTO
(PORRHAJMOS):

Herança. 

Não trocaria nenhuma gota
deste sangue rubro
que me corre nas veias!
Nem por sangue aristocrata,puro,
azul ou de outro tom qualquer!
Porque o sangue que herdei
de meus antepassados
traz  nas células,
a Vida e o Passado, como  rios
de caudalosas águas borbulhantes
que por todas as paisagens
deste mundo,
foram passando !
Nos meus olhos, a luz de inúmeros 
poentes  que em ouro puro,
deslumbrantes,ficaram
para sempre 
na memória ancestral...
E as noites de escuro veludo,enfeitadas
com as preciosas jóias  das estrelas,
no fundo do meu ser
ainda estão!


E o som dos violões!
E o perfume do vento !

Ser livre e poder  cantar,dançar...
As estradas fulvas a se estender
à frente...Caminhar!
A buscar a esperança e a alegria
sentindo a  grama verde e macia, sob os pés!
A areia dourada,as montanhas azuis...A distância.
O trote dos cavalos,o balanço  e o sono.
Minha alma nostálgica
torna-se a criança
que dorme aconchegada
no âmago de um vurdón!
Não trocaria este sangue rubro
que nas minhas veias corre
por nada deste mundo!
Nem por dinheiro algum.
Pois guardo sempre
este régio tesouro 
silenciosamente protegido,
a sonhar e a refulgir
dentro de mim!

CEZARINA MACEDO.-28/Fev./2012.





 NÃO VAMOS PERMITIR QUE ISSO ACONTEÇA NOVAMENTE!

OPHRÉ ROMHÁ!




MINHA HOMENAGEM AO DIA DO HOLOCAUSTO, CUJAS VÍTIMAS FORAM MORTAS EM NOME DO PRECONCEITO,DO RACISMO E DA IGNORÂNCIA HUMANA! 

VAMOS RECORDAR,PARA QUE ESTE HORROR
NUNCA MAIS ACONTEÇA! 

1496: Auge do pensamento humanista. Os povos rom (ciganos) da Alemanha, são declarados traidores para com os países cristãos, espiões a soldo dos turcos, portadores da peste, bruxos, bandidos e sequestradores de crianças.

1710: Século das luzes e da razão. Uma lei ordena que os ciganos adultos de Praga sejam enforcados sem julgamento. Os jovens e as mulheres são mutilados. Na Boémia, cortam-lhes a orelha esquerda. a Morávia, a orelha direita.

1899: Clímax da modernidade e do progresso. A polícia da Baviera cria a Secção Especial de assuntos ciganos. Em 1929, a secção foi elevada à categoria de Central Nacional e transferida para Munique. Em 1937, instala-se em Berlim. Quatro anos depois, meio milhão de ciganos morre nos campos de concentração da Europa central e do Leste.

1938:Classificados de criminosos inveterados, os ciganos começaram a ser detidos em massa e, a partir de 1938, foram internados em blocos especiais n os campos de Buchenwald, Mauthausen, Gusen, Dautmergen, Natzweiler e Flossenburg.
Num campo da sua propriedade de Ravensbruck, Heinrich Himmler, chefe da Gestapo (SS), criou um espaço para sacrificar mulheres ciganas que eram submetidas a experiências médicas. Esterilizaram-se 120 meninas ciganas. No hospital de Dusseldorf-Lierenfeld esterilizaram-se ciganas casadas com não ciganos.

Milhares de ciganos foram deportados da Bélgica, Holanda e França para o campo polaco de Auschwitz. Nas suas Memorias, Robert Hoess (comandante de Auschwitz), conta que entre os deportados ciganos havia velhos quase centenários, mulheres grávidas e um grande número de crianças.
No gueto de Lodz (Polónia), as condições foram extremas. Nenhum dos 5.000 ciganos sobreviveu. Mais de trinta mil morreram nos campos polacos de Belzec, Treblinka, Sobibor e Maidaneck.
Durante a invasão alemã à União Soviética (Ucrânia, Crimeia e países bálticos) os nazis fuzilaram em Simvirpol (Ucrânia) 800 homens, mulheres e crianças na noite de Natal, em 1941. Na Iugoslávia, executava-se por igual ciganos e judeus no bosque de Jajnice. Os camponeses recordam os gritos das crianças ciganas levadas para os locais de execução.
Segundo consta nos arquivos das Einsatzgruppen (patrulhas móveis de extermínio do exército alemão), ter-se-iam assassinado 300.000 ciganos na URSS e 28.000 na Iugoslávia. O historiador austríaco Raoul Hilberg, estima que antes da guerra viviam na Alemanha 34.000 ciganos. Ignora-se o número de sobreviventes.

Nos campos de extermínio, só o amor dos ciganos pela música foi às vezes um consolo. Em Auschwitz, esfomeados e cheios de piolhos, juntavam-se para tocar e estimulavam as crianças a bailar. Mas também era lendária a coragem dos guerrilheiros ciganos que militavam na resistência polaca, na região de Nieswicz.

“Também eu tinha/uma grande família/foi assassinada pela Legião Negra/homens e mulheres foram esquartejados/entre elas também crianças pequenas "[versos do Hino Rom].

2008/2009:Na cidade eslovaca de Michalovce construíram  um muro de 500 metros para evitar a passagem dos ciganos que habitam numa aldeia próxima. A obra recebeu o apoio das autoridades. Em finais de 2009, obras semelhantes isolaram os ciganos nas cidades de Ostrovany, Secovec, Lomnicka e Trebisov.

Nesta espécie de holocausto silencioso e consensual, feita pelos cruzados da União Europeia, as mídias da aldeia global fazem das suas. Em 30 de Agosto passado, a CNN informou que um assassino matou oito pessoas, ferindo 14 mais, em Bratislava, capital de Eslováquia. Em parte alguma da noticia, a CNN esclareceu que todas as vítimas eram ciganos.


2010: Fim das ideologias (sic). Em Itália, (onde nasceu a razão do Estado) e, em França (sede mundial da elite intelectual), os gabinetes de ambos governos (com forte apoio popular, ou seja, democráticos), deportam milhares de ciganos para a Bulgária e Romênia.

A tragédia dos Rom começou nos Balcãs. Que drama europeu não começou nos Balcãs? Em meados do século XV, o príncipe Vlad Dracul (o Demônio ) um dos heróis nacionais da resistência contra os turcos), regressou de uma batalha travada na Bulgária com 12.000 escravos ciganos. Com certeza…não era cigano o misterioso cocheiro do conde Drácula?


Da civilização contra a barbárie, à barbárie da civilização.


TRECHOS EXTRAÍDOS DO ARTIGO ESCRITO POR:
José Steinsleger , escritor e jornalista argentino. Texto publicado em La Jornada (México). Tradução: Antonio José André.








IMAGENS DO GOOGLE.

2 comentários:

www.amsk.org.br disse...

Coloquei no twitter, afinal juntos podemos sempre fazer mais.

bjs

A Palavra Mágica disse...

Cezarina,

Não adianta o preconceito por parte desse ou daquele grupinho se pessoas mal informadas.

Vida longa aos Ciganos!

Beijos!
Alcides