O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

8 DE ABRIL:DIA INTERNACIONAL DO POVO CIGANO!..MINHA HOMENAGEM!...


IMAGEM EXTRAÍDA DO SITE DA UNIÓN ROMANI ESPANHOLA.


MULHERES KALDERASH NA INGLATERRA EM 1908...

AMO AS ESTRADAS! ELAS ME DÃO A VISÃO DO INFINITO...

Dois poemas meus...

ORGULHO.

Como me sinto orgulhosa!
Vibra minha alma como um violino...
Meus olhos se embebem de cores,
nos mil volteios das vestes coloridas.
Meus ouvidos captam os sons da música vibrante...
Meu corpo se extasia no encanto de existir!
Ah! Como me orgulho!
Como me orgulho de meu sangue.
De ser mulher! De ser Kalin!
As lembranças de meus antepassados,
suas vivências,seu passado dividido
entre a dor e o riso,entre o amor e o ódio,
entre a vida e a morte!
Ressoam, ainda, em mim os sons das caravanas...
Escuto, ainda, as vozes,
gargalhadas,palmas, e canções.
Voltam sempre,transpondo
os portais do Tempo.

Eles voltam: 
ouro reluzindo,longos cabelos
e belos olhos escuros... 
Danças, pandeiros,violinos...
As noites estreladas.
Brilhos de Lua nos olhares profundos...
Sorte,destino,magia,encantamento,
jorrando na ponta dos dedos
enfeitados de anéis...
Se  os gadjês conhecessem melhor                                                                             nossa história,nossos dons,nossa alegria,
nossos caminhos,nossa música ,nossa alma livre,                                                                  
certamente desejariam ter nascido ciganos!
 


CEZARINA DEVOS  MACEDO/ FEVEREIRO/2012.
............................................................................


SIGNIFICADOS CIGANOS

O porquê dos segredos?
O porquê dos mistérios?
Um tempo sofrido,longo,
de perseguições,dor e lágrimas.
Todos os pregos e todas as cruzes
nos crucificaram... 
Chegadas e partidas fugazes.
O frio,a neve;o sol inclemente.
Os pés em areias quentes
como brasas.
As lágrimas soltas escorrendo
dos olhos e salgando  a boca.
A fome ardendo,doendo no peito
o choro dos filhos...
Noites escuras e o brilho de estrelas.
O vento soprando sua flauta de prata
na cabelos soltos das pradarias.
O olhar a desejar o mais-além...
A melancolia dissolvendo-se em música.
Pura,suave,alegre ou mansa em seus acordes,
fluindo como um rio na escuridão.
Puras também as almas a sonhar,
a buscar alegria e liberdade,
dois sonhos incompatíveis
quando sonhados ao mesmo tempo...
Nômades ou sedentários.
A falar dialetos estranhos para os ouvidos
gadjês que nada compreendem.
Filhos dos ventos e das estrelas,
filhos da Terra,Rhons .
Ciganos, na linguagem dos outros
homens, que sempre fazem comparações...
O porquê dos segredos?
O porquê dos mistérios?
Porque a Dor sempre veio disfarçada,
escondida,embuçada nas faces indiferentes,
na palavra escarninha,na discriminação torpe e mentirosa.
A dor veio embrulhada nas pontas aguçadas
a rasgarem a carne, dilacerando o coração!
Todos os pregos e todas as cruzes 
nos crucificaram...
A tortura do preconceito,escondido no escuro
cortou a carne e a alma sem piedade ou emoção.
O sangue das crianças,dos jovens e dos velhos,futuro e passado,
espalhou-se  pela terra...Encharcou o chão.
Roubaram-nos tudo!
Nos fizeram escravos,nos tornaram invisíveis
como sombras de almas violadas.
O porquê do segredo e do mistério?
Sobrevivência e Liberdade .  

CEZARINA DEVOS MACEDO- MARÇO/2012.




OLHAR CIGANO-pintura de minha autoria-Outubro/2012.


CIGANA PORTUGUESA COM SUA FILHINHA...
(http://visao.sapo.pt/as-melhores-imagens-da-caravana-visao=f611824)


CARTAZ DO FILME DE TONY GATLIF: LACHO DROM...


Desconheço a autoria desta litogravura... 


Cigana do deserto do Rhajhastan,Índia.

3 comentários:

Luz da minha alma disse...

Cezarina,
Que maravilha de postagem.
Como é lindo o povo cigano, quanta força, coragem e magia...
O hino...Eu o ouvi de olhos fechados, deixando que o coração buscasse por tempos perdidos no próprio tempo...
Obrigada...
Abraço, boa semana.
Maria da Graça

Cezarina Devos Macedo disse...

Agradeço pelo seu lindo comentário,Maria da Graça!Que Sara a abençoe! Beijos perfumados de jasmins!

Luz da minha alma disse...

Cezarina,
Tenho voltado para de olhos fechados ouvir...Ouvir...
A alma seduzida pelos acordes, busca recordar fatos tão antigos e tão novos...Guardados dentro do coração e da memória imortal...
Me atrevo chama-la amiga, obrigada por encantar minha alma.
Seu blog é muito...Muito...Muito...Lindo.
Tem vida...
Abraço.
Maria da Graça