O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

OS CIGANOS E O DEGREDO DE PORTUGAL...

POR QUE O DEGREDO?

ABAIXO:PINTURAS DE NIKOLAJ BESSONOV






Em 1536 se estabelece em Portugal o Tribunal Da Santa Inquisição por exigência da Corte portuguesa, cujo rei, D.João III, neto de Fernando e Izabel, os reis católicos de Espanha, queria expulsando,exterminando ou convertendo  os judeus,homossexuais e ciganos hereges,melhorar suas relações com Roma e o Papa,e também acabar com o monopólio econômico do capital israelita em Portugal,minorando assim as dívidas e o empobrecimento do país.Livrando-se dos judeus livravam-se  também de todos aqueles cujo comportamento e costumes não se encaixavam  na moral da sociedade lusitana da época. O tribunal do Santo Ofício primava pelo exagero das punições e pela pior das infamantes leis, a do anonimato dos acusadores. Qualquer pessoa poderia delatar um desafeto ao Tribunal, acusando-o de atitudes contrárias à religião cristã (católica) como: artes divinatórias (mancias), bruxarias, feitiços e outros atos considerados como heresia. Em 1547 o rei Dom João III,publicou um edito onde considerava os ciganos  “sujos,impuros,hereges e feiticeiros,vagabundos e perturbadores da ordem” impondo-lhes suas regras: adaptarem-se aos costumes portugueses,não falarem o romanês,não se vestirem como ciganos e não cultivarem suas tradições;caso contrário,seriam mortos ou degredados para África e Brasil.
“Porém, em podendo, haveremos de deitar fora essa má casta...” diz um alvará da época. Assim disseram, assim fizeram. Em 1574 veio para cá o cigano João Torres e sua família. Foram os primeiros ciganos degredados no Brasil...

TRECHO EXTRAÍDO DE UM DE MEUS ARTIGOS NA REVISTA "JANELLÁ".



“Desde os primórdios, os ciganos estiveram nos quatro cantos do Brasil. Por isso, bem se pode afirmar que, para compreender a cultura brasileira em sua totalidade, é preciso investigar as contribuições dos ciganos para as artes, a toponímia (nome de lugares, acidentes geográficos), o trajar, os hábitos, enfim, para a vida tradicional do país”, escreve Elisa M. Costa no seu artigo, na Revista de História/ BIBLIOTECA NACIONAL-Ano 2-14/11/ 2006, CIGANOS EM TERRAS BRASILEIRAS.


IMAGENS DO GOOGLE.

Nenhum comentário: