O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

domingo, 10 de abril de 2011

CIGANOS DE SÃO PAULO COMENTAM DIA 8 DE ABRIL...




Jovanka e Rodrigo Valenzuela, São Paulo/SP:

"Há o que se comemorar todos os dias! Só pelo fato de estarmos vivos!!! De termos conseguido através de nossos antepassados levar nossa cultura com seus traços, tais como a dança, a língua, a culinária e outros, até o dia de hoje. Essa data foi escolhida, pois foi no dia de hoje que teve fim ao maior massacre do século XX!!! Conhecido como holocausto, ou "porráimos" (carne dilacerada) entre nós. Vamos deixar a tristeza tomar conta de nós?  NUNCA! Concordo com todos os primos! Que temos que lutar por mais cidadania e direitos... Mas a comemoração está em nossa alma! E este é o nosso dia! Sofremos preconceito às vezes quando pegamos condução, hora outra quando estamos em supermercados com seguranças seguindo a gente, quando vamos procurar trabalho etc. Mas também somos felizes por sermos Ciganos Brasileiros! E adorados pela maioria! Aqui ser ciganos é lindo! Tem até cigano de boutique! (risos). A maioria, graças a Deus, gosta e muito da cultura!
*Le bari kelimaske sen catê!,andre amaro ilô!, andre amaro tcher! Ano amaro traio, amaro rata! Me sin ronn!, Murri vitsa si romá! Me sin piculin aj but buino! Najs Devla!Optchá amaro dies! Optchá le Romale katar i sá  Lumia!
Traduzindo: *A maior alegria está aqui! Dentro de nosso coração! Dentro de nossa casa! Em nossa vida, nosso sangue! Eu sou cigano! Minha família é cigana! Sou feliz e orgulhoso! Obrigado Deus!



EXTRAÍDO DA REVISTA JANELLÁ.

Nenhum comentário: