O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

terça-feira, 24 de abril de 2012

CIGANOS...






A etnia cigana assemelha-se a uma imensa tapeçaria multicolorida, na qual cada fio da urdidura contribui para a unidade harmônica do todo. Existem dezenas de grupos e subgrupos cujos nomes derivam muitas vezes das profissões exercidas ou da sua procedência geográfica. É a diversidade dentro da unidade. O mesmo sucede com o idioma Romani que se diversifica em inúmeros dialetos, segundo cada clã ou região de origem. Segundo Fraser, estudioso do assunto, não existe um Romani padronizado, único, somente na Europa os ciganos falariam cerca de 60 ou mais dialetos diferentes.
Ser cigano, portanto, é ser plural, é ser complexidade, é ser do mundo. Não existem ciganos aristocratas ou que estejam mais próximos da raça original, antiga ou, que detenham a superioridade étnica ou lingüística sobre os demais.
Alguns antropólogos ou ciganólogos, para facilitar seus estudos e pelas dificuldades encontradas, homogeneízam a etnia, descartando as pesquisas de clãs e dialetos outros que não aqueles mais conhecidos ou mais numerosos, nos vários países para onde voltam seus olhares científicos. Lemos abaixo num artigo:
“A grande falha da literatura sobre ciganos, oficial e acadêmica, é a supergeneralização; observadores têm sido levados a acreditar que práticas de grupos particulares são universais, com a concomitante sugestão que [os membros de] qualquer grupo que não têm estas práticas não são verdadeiros ciganos.
Porém, os ciganos não se diferenciam entre si apenas lingüística e culturalmente, mas também econômica e socialmente.Desconhecemos estudos detalhados sobre as diferenciações entre ciganos em países específicos, mas, é mais do que provável que em todos os países existam ciganos ricos e pobres, conservadores e progressistas, analfabetos e outros com diplomas universitários, politicamente passivos ou ativos, nômades e sedentários. Cabe aos cientistas sociais documentar esta imensa variedade cultural e social, algo que até hoje ainda não foram capazes de fazer, nem na Europa, nem no Brasil, nem em outras partes do Mundo.”(DHnet-DIREITOS HUMANOS).

EXTRAÍDO : REVISTA JANELLÁ,COLUNA PUNHAL CIGANO-(BAJAO,OS CIGANOS DO MAR).









TMAGENS DO GOOGLE

Nenhum comentário: