O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

UM ARTIGO SOBRE ASTISTAS,CIGANOS E UM PINTOR FRANCÊS DE ORIGEM CIGANA...

Fauvismo

"Cuando tengo la pintura en las manos, es la vida y yo, yo y la vida."
(MAURICE VLAMINCK)


"Los buenos pintores son como los buenos cocineros; puede ser probado, pero no ser explicado. " Escreveu o pintor.



"Incorporé en una orquestación de colores puros todos los sentimientos de los que fui consciente." M.V.





http://www.acrilex.com.br/cultura_grandesmestres_mauricedevlaminck.htm


Auto retrato-1911.



Maurice de Vlaminck:   Nasceu  em 1876 em Paris de pais que eram  músicos, provavelmente, ciganos! (no original:musiciens bohémiens). Ainda adolescente, Vlaminck planejou fazer carreira como ciclista profissional. Como seus pais, ele também possuia um talento musical e se sustentava com o violino,tocando em orquestras ciganas.Foi ator,escreveu romances e poesia. Vlaminck tinha um interesse apaixonado pela pintura, no que era estimulado por Robichon, um artista francês que lhe deu algumas noções de desenho.. Ele se casou com Suzanne Berly em 1894,aos 22 anos. Contraiu febre tifóide o que pôs fim a sua carreira ciclística ,em 1896.Para sustentar a família, ele dava aulas de violino mas acabou ingressando na carreira militar.Após a morte da mulher casou de novo e teve duas filhas.
Maurice foi considerado um dos maiores  pintores do movimento " fauvista",estilo de arte  do início do século XX que usava  cores fortes, vivas e alegres.Seu principal enfoque é a cor, construindo as formas da realidade visível através de tons e cores  fortes e expressando nas telas seus sentimentos, os mais vibrantes,intensos e apaixonados.   O pintor faleceu em 1958, aos 82 anos..

Nota: Nas biografias em português e inglês ,(como sempre!!!),consta apenas,que o pintor era filho de músicos.Em outra diz que ele era filho de músicos boêmios... Numa versão em francês diz que ele era  de uma família de "musiciens bohémiens",o que traduzindo,significa "músicos de origem cigana".Portanto, o pintor,certamente, tinha uma origem cigana.Vemos que:"Na França os ciganos também foram chamados de tziganes, manouches, romaniche e bohémiens." (História dos  Ciganos)
(http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=965).

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fauvismo/fauvismo-12.php
http://www.systranet.com/fr/fr/dictionary/portuguese-french/BOH%C3%89MIEN



"Yo era pobre, pero sabía que la vida es hermosa y no tenía otra ambición que descubrir con nuevos significados la profunda de los vínculos que me unían a la tierra."Maurice de Vlaminck.


"Pintor francés representante del fauvismo, que permanentemente se planteó metas y desafíos que superó de manera notable. Maurice de Vlaminck nació en el seno de una familia de músicos bohemios, donde aprendió música y pintura"(http://carmensabespoesiayarte.blogspot.com.br/2009/04/maurice-de-vlaminck-era)


Maurice De Vlaminck
SELO FRANCÊS COMEMORATIVO


O pintor era exímio violinista...Característica da alma cigana.

OS ARTISTAS E OS CIGANOS

Nós, artistas ultrapassamos o mundo real, o cotidiano cinzento, a mesmice formatada em vida, dos que habitam as grandes cidades poluídas e barulhentas ou os espaços cada vez mais reduzidos de criatividade e imaginação do ser humano comum. Na arte nos libertamos, nela fazemos um novo mundo, nela criamos uma nova dimensão, dela fazemos um caminho livre. Disto falo com absoluta certeza, porque sou também artista.
Nós, ciganos ultrapassamos todos os dias a realidade, para vivermos nossas histórias humanas. Mesmo seguindo os caminhos da rotina, do cotidiano, transcendemos o concreto, o banal e o comezinho, transformando as dificuldades diárias de sobrevivência pela nossa forma de encarar a vida. A nossa existência é arte, é magia, é esperança, é criatividade, é alegria e, acima de tudo, liberdade. Disto também falo com absoluta certeza, pois está no meu sangue e é minha filosofia de vida.
Talvez seja por isso que ao longo do tempo, na história da humanidade foram os artistas e as crianças que sempre nos admiraram e acolheram em sua alma. Nesta sociedade formal, austera e racionalmente fria, cujos traços próprios da infância como sensibilidade, ludicidade (o brincar), imaginação, fantasia e sonho, se perdem como conseqüência da idade adulta, surge a decadência da saúde física e mental, porque os adultos se afastam destes traços essenciais do ser humano pleno. (...)  

CEZARINA MACEDO.                          

Trecho de meu artigo na Revista Janellá :OS ARTISTAS E OS CIGANOS. /2011. 



Acima,quadro anterior à fase fauvista.

Maurice de Vlaminck, 00003781-Z
IMAGENS DO GOOGLE.


4 comentários:

Sabrina disse...

Olá parabéns pelo blog eu estava bem afastada da blogosfera, mas agora graças a Deus voltei a ter um tempinho pra mim...
Passa lá no meu cantinho, logo logo vem sorteio...
Bjs

http://meucantinhorefugiodepaz.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Olá Cezarina

Eu estou para postar no blog Canto Cigano um vídeo do fenomenal bailaor Rom, Joaquim Cortes e estava pensando exatamente sobre a alma artística dos ciganos, se a liberdade que vivenciam e o contato com a natureza não seria os responsáveis por esta alma criativa, sensível e emocionada do povo Rom, quando li seu texto e vi que ele traduz tudo o que venho pensando sobre as artes praticadas por todos os ciganos, de uma forma ou de outra em todos encontramos uma forte veia artística e uma alegria genuína, mesmo em meio a tantas tristezas e pressões que sofrem. Pensei em postar seu texto junto e seu link, com os vídeos de Joaquim Cortes, posso faze-lo? Penso ser esclarecedor para as pessoas que lerem. Desejo imensamente que as pessoas conheçam mais o povo Rom em sua essência e não de maneira caricata.

Antecipo agradecimentos e a parabenizo por todos os seus belos espaços que leio e me encanto com as informações e belezas que você nos brinda em seus posts.

Abraços

Cezarina Devos Macedo disse...

Querida Van! Pode publicar sim,o meu artigo! Gracias pela visita e pleo gentil comentário! Beijos Zíngaros!

Anônimo disse...

Pronto, está postado. Espero que aprove.

Beijos