O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

domingo, 31 de maio de 2015

CASTRO ALVES,DE ORIGEM CIGANA:O POETA DA LIBERDADE E DO AMOR...










CASTRO ALVES, CIGANO.

Sempre me encantei com a poesia de Antonio Frederico de Castro Alves, o último poeta do Romantismo brasileiro,nascido em 14/03/1847(Muritiba) e morto em 06/07/1871-Salvador/Bahia)          Tempos atrás, li em um site da Internet que ele era de origem cigana. Aí, então, fiquei curiosa  e emocionada! Tudo o que sei sobre o dom inato para as artes entre os ciganos, tornou-se claro e evidente diante de meus olhos deslumbrados! Na longa história do Povo Rom repetem-se os casos de grandes poetas, músicos, artistas, dançarinos que marcaram época no cenário artístico e literário mundial.
Entretanto, como sempre aconteceu, o preconceito falou mais alto, escondendo por décadas, quiçá séculos, a origem romani desses grandes artistas. Isto me revolta sobremaneira! Faz-me ver o quanto de injustiça e discriminação sempre marcou a trajetória de nosso povo!  
Fui procurar em fontes confiáveis a procedência desse fato. Na sua página da Internet o insigne ciganólogo, escritor, antropólogo e lingüista Athos Vilas Boas da Motta assim se refere ao fato histórico: “A comovente informação oral que eu ouvi, foi aquela em que a sua dileta irmã Adelaide ao enxugar-lhe a fronte ouvira, apesar de ofegante: "Querida irmã, guarde este lenço, pois com ele você está enxugando o suor da minha agonia!...". Com esta recomendação final, o nosso poeta fechou os olhos para o mundo, abrindo-os na eternidade, mas os reabriu, indiretamente, na memória popular que não os esquece. Por falar em olhos de Castro Alves, cabe aqui uma interessante observação: Examinando as fotografias deste poeta, sempre nelas notei ser demasiado branca a alva de seus olhos, cuja explicação, baseada em vetores antropológicos, só muito mais tarde pude encontrar explicação: Castro Alves era descendente de ciganos, pois sua mãe - Dona Clélia Viegas, posteriormente Clélia Brasília Castro Alves - o era. Um dos traços característicos da maioria dos boêmios*: tez morena azeitona, gengivas arroxeadas,  alva dos olhos bastante branca, agilidade gestual, etc. Pedro Calmon (1902-1985) em sua obra "Vida de Castro Alves", (última edição), auxiliado por sua dedicada irmã Dona Romana, conseguiu localizar, num livro de registro de nascimento, a constatação de que a sua progenitora era cigana, pois o atento vigário, com sua letra bastante legível, qualificou a batizante e seus padrinhos com o termo: ciganos. O biógrafo ainda esclarece que a condição de zíngaro do nosso poeta sempre foi um segredo mantido a sete chaves pela própria família. 
No assentamento de batismo de Clélia (mãe de Castro Alves) não constava o nome da mãe, mas que era filha natural do fazendeiro e major, Antônio José da Silva Castro. A mãe de Clélia teria sido uma cigana de origem espanhola, Ana Viégas, falecida quando ela ainda era pequenina.
Em outro artigo pude constatar que Ana Viégas era uma artista espanhola de origem cigana, daí o fato de se guardar muito bem o segredo de família. Sempre o preconceito tentando mudar a história, escondendo a verdade!(...)

(boêmios*- ciganos,zíngaros,gitanos.)

Cezarina Devos Macedo-Texto extraído do  meu artigo
publicado na REVISTA JANELLÁ-SABER,CONHECER/2011.




CASTRO ALVES ERA ADVOGADO,ATIVISTA DA 
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA E DA REPÚBLICA.POETA,MÚSICO(VIOLÃO)  
TAMBÉM DESENHISTA E PINTOR...SUA CIGANIDADE BRILHAVA ATRAVÉS
DE SEU CARÁTER ROMÂNTICO,ARDENTE,GALANTEADOR,APAIXONADO E ARTISTA.
A LIBERDADE ERA SEU MAIOR IDEAL!



IMAGENS DO GOOGLE.

Nenhum comentário: