O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

sábado, 11 de julho de 2015

UM FILME ROMENO SOBRE A ESCRAVIDÃO DOS CIGANOS...

10.fev.2015 - Cena do filme romeno "Aferim!", dirigido por Radu Jude, que retrata a escravidão cigana
10.fev.2015 - Cena do filme romeno "Aferim!", dirigido por Radu Jude, que retrata a escravidão 
cigana...

 O FILME ROMENO "ALFERIM!" BUSCA AS RAÍZES  

DO PRECONCEITO...

Enquanto, alguns procuram a origem dos problemas sociais da Romênia em seu passado comunista, o diretor Radu Jude voltou ao início do século 19, em "Aferim!" para exibir um mundo de crueldade e preconceito profundo que ele acredita ainda influenciar atitudes nos dias de hoje.

O filme, um dos 19 concorrendo ao Urso de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Berlim, acompanha a caçada de um xerife e seu filho a um escravo cigano foragido. Ao mesmo tempo, sublinha um período pouco conhecido e perturbador da história dos ciganos, minoria da Romênia, outrora escravizada em monastérios e feudos locais.
"Eu estava interessado em fazer um filme que explorasse a conexão entre passado e presente... E, especificamente, como problemas passados ainda moldam as mentalidades hoje", disse Jude aos repórteres.
A maior parte dos diálogos do filme vem de textos históricos ou da literatura. A escravidão dos ciganos  foi finalmente banida da Romênia nos anos 1850.
Atualmente o país abriga cerca de 2,5 milhões de ciganos, aproximadamente um sexto da população, e muitos ainda são vítimas da pobreza extrema, do preconceito e da exclusão social.
O longa-metragem Aferim!, de Radu Jude foi o grande vencedor do festival Indie /Lisboa. O filme romeno vencedor já tinha vindo da competição do Festival de Berlim deste ano (tendo inclusive vencido o prêmio de "melhor realização") e ganho a chamada notoriedade internacional.Trata-se de uma história sobre a captura de um cigano escravo na Romênia do século XIX. Uma aventura ao sabor do espaço, com uma veia naturalista e uma certa fleuma boêmia.
FONTES:http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=4547122
http://cinema.uol.com.br/noticias/reuters/2015/02/12/filme-romeno-aferim-confronta-raizes-do-preconceito-contra-ciganos.htm





Um comentário:

António Jesus Batalha disse...

Encontrei seu blog e é uma honra estar a ver e ler o que escreveu, quero felicitar-vos, pois é um bom blog, sei que irá sempre fazer o melhor, dando-nos boas noticias, e bons temas.
Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo.
Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog.
PS. Se seguir, fique a saber que irei seguir também seu blog, se o conseguir encontrar.
António Batalha.