O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

domingo, 26 de outubro de 2008

Ciganos em terras brasileiras.

Eles chegaram a Portugal no fim do século XV ou início do século XVI e,sua presença foi logo notada. A documentação da época vai identificá-los como"gicianos,egipcianos,egicianos"ou simplesmente,ciganos.
O primeiro olhar dos portugueses conseguia perceber o nomadismo,o costume de andar em grupo,um outro modo de vestir. Uma observação mais atenta identificava uma língua estranha e um modo de se comportar diferente daquele da população portuguesa.Com o passar do tempo,os preconceitos iam ganhando forma.
A legislação procurava reprimir as diferenças e igualar aquelas pessoas ao restante da população,mas sem sucesso.A falta de êxito das tentativas de integração forçada juntou-se à necessidade dos colonizadores de povoar os territórios de além-mar e,por isso o degredo foi aplicado à família cigana.A primeira lei a impor o degredo foi a de 28 de agosto de 1592.
Os homens que não se integrassem à sociedade deveriam abandonar o Reino num período máximo de quatro meses.Caso não o fizessem,ficavam sujeitos à pena de morte. As respectivas mulheres sofreriam o degredo perpétuo para o Brasil.

Nenhum comentário: