O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

REFLEXÕES À BEIRA DO MAR...


    
 A manhã se espreguiça lentamente,desenrolando seus novelos de nuvens, coloridas pelos primeiros raios de sol.
Meu olhar vagueia, querendo trazer consigo,como uma ressaca,toda a paisagem.
O vento que sopra do mar traz o cheiro acre da maresia,dos destroços que as correntezas  carregam e depositam na orla branca da praia.
O cheiro do mar,o vento que sopra,as areias e rochas,a espuma branca sobre a crista indomável das ondas...Tudo isto me faz pensar,refletir sobre o início de nossa história,muito atrás no tempo..
Somos ,nós brasileiros,o resultado de um amálgama de vários  grupos étnicos.
Nas nossas veias corre um sangue misturado. De índios,portugueses,africanos ,judeus convertidos e ciganos.Tudo começou no século XVI...Os indígenas  olhavam,extasiados e medrosos, os grandes barcos de imensas e tremulas velas  se aproximarem das areias quentes e amarelas das costas desta terra ainda intocada pelos pés estrangeiros do branco invasor...As caravelas que balançavam sobre as ondas às vezes,traziam em seu bojo os escravos oriundos da África e outras,  aqueles que haviam sido expulsos das terras luzitanas:os degredados.Vinham aqui purgar seus erros,sofrer suas dores. Para a Igreja as colônias de além-mar,entre elas o Brasil representavam o purgatório cristão : nelas o degredado pecador vinha sofrer para pagar seus  pecados,redimir-se. Entre esta gente se misturavam os condenados por crimes de vários gêneros,prisioneiros políticos e religiosos,e aqueles cujo único crime era pertencer a uma etnia diferente:judeus sefarditas convertidos(cristãos novos),muçulmanos e os  ciganos ibéricos (Calons),que não se adaptavam aos costumes portugueses e eram considerados hereges pela Inquisição.
Depois disso,através dos anos, essa gente que era considerada uma ameaça à Igreja e à Coroa  Portuguesa,espalhou-se por toda esta terra como areia aos quatro ventos...Trouxeram para cá sua alegria,sua música,seu trabalho honesto,sua cultura.
Dessa mistura ,desse cadinho acrescido pelas outras etnias que vieram depois,   formou-se todo um povo.Um povo bonito,religioso e místico,muito fraterno,alegre,sensual,amante da música e da dança .Herdeiro de  etnias ímpares.
Dentro de nós os traços herdados dos ancestrais.
Somos mestiços e disso devemos nos orgulhar.Há muito tempo, "raça"é uma palavra extinta,não cabe aos seres humanos. Raça só se usa para enquadrar cães , gatos , cavalos e outros animais. E os vocábulos " raça pura" ,então? São de arrepiar! E lembram xenofobia.Da última vez em que foram usados surgiu o nazismo,o fascismo e outros " ismos"... 
Portanto, sejamos orgulhosos de nossa mistura étnica!Sejamos brasileiros orgulhosos de nossas origens!



CEZARINA MACEDO.FEV.2012.


2 comentários:

www.amsk.org.br disse...

Aplausos cezarina. A consciência é sem sombra de dúvida o nosso caminho.

bjs de todas nós

A Palavra Mágica disse...

"Moro num país tropical
Abençoado por Deus
E bonito por natureza"...

Linda Reflexão Cezarina.

Beijos!
Alcides