O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SANTA SARA E AS VIRGENS NEGRAS...




SANTA SARA-CRIPTA DA IGREJA DE SAINT-MARIES- DE LA MER/CAMARGUE/FRANÇA.

Lendo uma biografia do grande pintor e escultor cigano Tamáz Péli,nascido na Hungria,vemos que ele  costumava,quando criança chamar sua avó,por quem tinha uma enorme afeição, de“ Ancestral Kali” ,referindo-se,carinhosamente à negra deusa hindu esposa de Shiva que era cultuada pelos primitivos habitantes do norte da Índia,os drávidas de pele escura.Estes povos habitavam as  antigas cidades de Mohenjo -Daro e Harappa,no vale do rio Indo e quando os indo-arianos brancos invadiram a Índia,estes povos fugiram mais para o sul.
Portanto, o culto de Sara, a Kali, aproxima-nos ainda mais de nossas remotas origens e talvez, também revele uma estreita ligação ao culto das Virgens Negras da antiguidade. Vinculadas a um ambiente de cavernas, montanhas, árvores, poços e cursos d’água, se integram com a Natureza.Pode-se assinalar alguns aspectos que as diferenciam de outros tipos de representações da Virgem, como por exemplo, o fato de que foram intencionalmente fabricadas negras. Sua cor não é fruto da ação do tempo ou da exposição aos círios como já se cogitou. Nas representações autênticas, o rosto e as mãos da mãe e do filho são negros ou estão pintados de negro, enquanto o traje está pintado de várias cores.Caracterizam-se por serem pequenas esculturas de madeira que normalmente não excedem os 70 cm de altura por 30 cm de largura e 30 cm de profundidade. Estão sentadas em um trono com o menino sentado no colo ou, mais raramente, sobre o joelho esquerdo. Às vezes o menino tem um livro fechado na mão esquerda e seus traços costumam ser menos detalhados que os da sua mãe. Esta mantém uma expressão corporal e facial impassível, hieráticas. Firmes e relaxadas ao mesmo tempo, as estátuas transmitem poder. Seu olhar se dirige para diante e é ao mesmo tempo sereno e distante. Às vezes se aprecia um certo toque oriental. Suas lendas se referem ao Oriente, a Bizâncio, de onde sairiam mais tarde para diversos pontos do mundo cristão. O cristianismo atribui lendariamente a São Lucas a imensa maioria das virgens negras, com o que dirige nossos olhares para a Ásia Menor. No entanto, este fato sem dúvida tem uma interpretação simbólica. O Oriente também aparece nas menções de que foram os cruzados que as introduziram em seus países de origem quando regressaram.É na França onde se encontraram tradições muito antigas referentes a seus festejos , relacionadas com remotas cerimônias celtas em honra de uma Deusa Mãe, como as oferendas de rodas de cera e velas de cor verde.
Certamente,houve um tempo, a muitos milênios atrás,em que os seres humanos  adoravam  muitos deuses e deusas.Eles também adoravam os elementos da natureza,prestando-lhes um culto fervoroso.Nesta época remota ofereciam sacrifícios às deusas da terra,aquelas que produziam colheitas fartas e a fertilidade das mulheres.O escuro ventre da terra,a escuridão da noite,o negro abismo de cavernas profundas,despertavam o medo e o respeito dos homens,que curvavam-se perante o desconhecido.Estátuas de deusas de pele escura representando a Mãe Terra, doadora da vida,eram cultuadas em várias regiões do mundo antigo:Ísis no Egito;Ishtar na Mesopotâmia;Demeter,Cibele, Artêmis, na Grécia. Existem ainda, cerca de 450 estátuas de virgens negras,sendo 300 na França e 150 no resto do mundo. Muitas Madonas católicas são negras, como Nossa Senhora de Guadalupe,em Cáceres, Virgem de la Peña, em Salamanca, Espanha; Nossa Senhora de Vilvoorde,na Bélgica, Nossa Senhora de Vie,  Nossa Senhora da Paz ,  Nossa Senhora de Merceille,França;Nossa Senhora Aparecida,no Brasil,padroeira dos ciganos brasileiros,etc.
À já tão conhecida história de Santa Sara se junta uma lenda pouco difundida: Maria Madalena teria sido esposa de Jesus Cristo e depois de sua morte na cruz, os discípulos a levaram para o Egito às escondidas, pois ela estava grávida e, a criança nascida nesse país, uma menina,foi batizada de Sara. Santa Sara seria esta criança que mais tarde, com a mãe e as outras Marias teriam sido lançadas ao mar e aportado no sul da França, nas costas ensolaradas da Camargue.Alguns autores mostram uma suposta relação de Maria Madalena com as virgens escuras,afirmando que nas igrejas onde existe uma virgem negra sempre tem uma imagem de Maria Madalena,santa padroeira dos Cavaleiros Templários,ordem religiosa secreta da Idade Média na época das Cruzadas.  
Depois dessa pesquisa, podemos inferir que o culto à Santa Sara se enraíza e entrelaça  profundamente  aos antigos cultos de adoração às deusas negras da terra que traziam fecundidade e  vida aos seres humanos  em todas as latitudes do planeta,e que trouxemos talvez,inconscientemente,no fundo da alma,o culto à Káli a deusa negra da Índia,nossa pátria ancestral.Note-se que Santa Sara também propicia a fertilidade das mulheres ciganas que fazem promessas à ela,levando-lhe lindos diklôs,que depositam em sua sagrada imagem na cripta da igreja de  Saintes Maries-de–la Mer. Por este ser um assunto muito profundo, interessante e extenso prometo continuar pesquisando e, posteriormente voltar a escrever um pouco mais sobre ele...Finalizo dizendo:

Suntô Sara Kalí, amaro Dat Bharô kayassunela amare rupide ay te putrel, amare dromá! Opré Rhomá! (Santa Sara Kali, que ao Pai Celestial possas levar nossas orações e abrandar nossos caminhos! Avante Ciganos!

Cezarina Macedo./REVISTA JANELLÁ-2011.


Virgens Negras ao redor do mundo:


ALGUMAS IMAGENS DE SANTA SARA...






As Madonas Negras, com o decorrer dos séculos,
passaram a representar a justiça social. Eram as protetoras dos aflitos e excluídos da sociedade...








IMAGENS DO GOOGLE.

Nenhum comentário: