O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O NOVO LIVRO DE CRISTINA PEREIRA...INCANSÁVEL PESQUISADORA DA CULTURA CIGANA!....BELAS PINTURAS E VÍDEOS SOBRE OS CIGANOS ....


"LENDO A SORTE"-QUADRO DO PINTOR ESPANHOL
JOSE BENLLIURE Y GIL..



TELA DE DAVID GREY(1970-Washington,EEUU.)-CIGANA.



TELA DE JEFREY WATTS-Estados Unidos da América.

LINK DO BLOG DE CRISTINA PEREIRA,INSIGNE PESQUISADORA
DA CULTURA CIGANA,AUTORA DE VÁRIOS LIVROS SOBRE A ETNIA ROMANI(CIGANA):

http://cristinadacostapereira.blogspot.com.br/2012/11/qualquer-chao-leva-ao-ceu-historia-do.html





LINK DO BLOG DA EDITORA: 

http://editoraescritafina.blogspot.com.br/2012/04/qualquer-chao-leva-ao-ceu-na-visao-de.html

"Mais do que contar a história de Jorge, um menino brasileiro, filho de uma família pobre, que como tantos outros vai morar na rua, e do cigano Latsi, que perdeu a mulher e o filho num desastre de automóvel e acaba afastado do seu povo " Qualquer chão leva ao céu ": a história do menino e do cigano revela a possibilidade de um convívio pacífico entre povos diferentes.
Ao contrário de vários exemplos caricaturais da literatura universal, aqui os ciganos não são apresentados de forma estereotipada, sempre dando maus exemplos e péssimos conselhos. Apenas são mostrados com costumes e tradições diferentes das nossas, que não somos ciganos.
Este livro é a celebração da diversidade."

Cristina da Costa Pereira



"Qualquer chão leva ao céu" na visão de um cigano kalon :


"Cristina,


Esta fala é uma homenagem do povo kalom ao seu carinho e a sua dedicação à cultura cigana. Você que não se importou com preconceito e a discriminação dos não ciganos, sendo você mesma uma não cigana, tornou-se uma das mais respeitadas pesquisadoras do povo cigano, trazendo a público seus trabalhos através dos muitos livros já escritos e os muitos que irá publicar. Como dito por você certa vez:  ''Chegar às barracas dos ciganos ou às casas dos mesmos  também foi fruto de persistência e consequente aprendizado, pois que, num primeiro momento, os ciganos se espantaram com meu interesse por suas tradições e foi um árduo trabalho fazer entender-me e explicar minha real intenção com as pesquisas e a publicação dos livros''.
Posso imaginar como foi dura a sua trajetória até aqui, mas valeu a sua determinação. Até agora, tudo sério e acreditável com relação aos ciganos partiu de você, e não podemos esquecer disso. Você nos tirou do anonimato e nos colocou em evidência.
Portanto lhe digo: o que valeria a âncora guardada dentro do navio? Ela só pode ser útil quando lançada ao fundo do mar, atada a uma corda que, presa no navio o ancora e o estabiliza.
E agora eu lhe pergunto, como seria o mundo sem os ciganos? Sem seus acampamentos, suas danças, seus artesanatos, suas cartomantes, seus casamentos, suas festas, seus batizados? Não é de minha imaginação ver o mundo sem os ciganos. Nós somos o povo das tendas, vivendo à beira das sendas, negociantes ou quiromantes, andando nas ruas de cidades em cidades, todos os dias.
Nos reunimos à noite ao redor do fogo para espantar os fantasmas das trevas e conversarmos animadamente  bebendo em pequenas doses nosso café para esquecer nossos algozes.
Você entendeu que somos determinados a viver e defender nossos valores. Nascemos ciganos e, enquanto vivermos nesse planeta Terra,queremos ser ciganos!
Nossa gratidão a sua pessoa que é por nós considerada do povo esquecido, e por muito tempo marginalizado, uma amiga autêntica e grande divulgadora"


Marcos Rodrigues.(CIGANO KALON).

 ..............................................



CIGANAS kALON PREPARANDO  UMA REFEIÇÃO.


Foto do vídeo "É KALON-OLHARES CIGANOS/ MT/2011.


TRAILER DO DOCUMENTÁRIO "É KALON..." .




2 comentários:

Cristina da Costa Pereira disse...

Cezarina, parabéns pelo seu blog, farto em informações, e obrigada pela menção ao meu trabalho! Fiquei muito feliz. Bartalô tumaro bers o nevo! Abraço, Cristina da Costa Pereira.

Cezarina Devos Macedo disse...

NAJS TUKÊ,querida Cristina!Vc é que merece parabéns pelo seu novo livro e tb por todo o trabalho que vem desenvolvendo há anos, em prol da cultura cigana! Que Sara a proteja!Beijo!