O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

NÓS,OS CIGANOS...


“Eles se movem como o sol e a lua. São nômades. Ou, antes, são como as ondas. Estão em toda parte. Chegam e partem rápido. Parece o vento. Num momento estão aqui. No outro, sumiram. Numa lufada, deixam traços indeléveis de sua passagem no eco de sua música, no relinchar de seus cavalos, no sorriso alegre de suas mulheres. Não, não é o vento. São os Filhos-do-Vento!"
(Trecho de um poema persa, cerca de 200 a 400 A.C., descrevendo o povo nômade que viera da região de Gujarat, Índia.)                   
                                                                                                                                                                           Nós ciganos somos um povo único. Nenhuma outra raça recebeu do Criador tantos dons maravilhosos juntos: a musicalidade, a facilidade de pintar, fazer poesias e contar histórias, a habilidade manual do artesanato com metais e com materiais da natureza; a possibilidade de vislumbrar o futuro nas linhas das mãos e nas diversas outras mancias; a harmonia dos gestos e a expressão das emoções na dança, nas artes cênicas e circenses.                                                                                                                Nenhum outro povo traz consigo esse poder de se adaptar às situações novas e arriscadas e extrair delas lições de sobrevivência.                                                                                                                  Nenhum outro povo sofreu tanto e foi tão espezinhado e perseguido em nome de seu ideal de liberdade!
Nenhum outro povo é tão alegre e vibrante, tão sentimental e tão apaixonado pela vida... Em nós guardamos as emoções mais fortes, mais ardentes, mais humanas!
Somos pura arte, pura emoção!




imagem:pintura de minha autoria-Noite Cigana

Nenhum comentário: