O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A ANTIGA TRADIÇÃO CIGANA DA LEITURA DE MÃOS E DA CARTOMANCIA VÃO DESAPARECER?




curso de baralho cigano gratuito no rj Curso de Baralho Cigano Gratuito no RJ


A TRADIÇÃO DOS ORÁCULOS CIGANOS ESTÁ SE PERDENDO? 

A crença ilimitada numa força superior ao homem é inerente ao povo cigano. O sentido de religiosidade, portanto, é muito forte na raça cigana, levando-nos a cultuar os Anjos e Santos do Catolicismo e, também, entre os ciganos espiritualistas, os Orixás da Umbanda e Candomblé, além de crermos na influência dos elementais que governam as forças da Natureza e na fatalidade do destino. Da Índia antiga trouxemos também a crença na reencarnação e as milenares mancias védicas: a quiromancia e a cartomancia (praticadas pelos yogues indianos).                                                                                   Atualmente, nas Américas e Europa, grupos de ciganos têm se convertido às religiões evangélicas, adaptando suas crenças tradicionais às novas convicções religiosas, sendo que estas religiões se baseiam nos estudos da Bíblia, cujos ensinamentos proíbem a prática de “mancias” ou oráculos que sempre fizeram parte da cultura cigana.  
Pode-se chegar a algumas conclusões após nos inteirarmos das mudanças que vem acontecendo ao longo dos anos no panorama mundial, no seio da cultura cigana.
Um exemplo é a sedentarização de alguns grupos, famílias ou clãs que sentem a necessidade de fixar-se em locais onde a facilidade de encontrar trabalho é maior ou onde a discriminação e o preconceito são menores. Engajar-se na vida “gadjê” é na maioria das vezes, condição para a sobrevivência e, isto pode ser responsável pela perda ou esquecimento de algumas de nossas tradições milenares pelas gerações mais novas. Muitos de nós já perdemos contato com a própria língua, o Romani, que herdamos oralmente através de incontáveis gerações! 
Outro processo de descontinuidade ou fim de algumas tradições é a absorção de novas crenças ou atitudes pelo contato com a modernidade e a tecnologia do mundo “gadjê”, onde as mídias promovem bens de consumo e valores descartáveis e sempre mutantes, numa sociedade onde a ética e a moral cigana perdem sua valoração, em prejuízo da perenidade de crenças e tradições ancestrais. Dizem alguns autores “que o progresso dos “gadjês” está sufocando o povo cigano [...] Por isso, aos ciganos só resta uma opção: fazer o que os gadjês fazem.” Podemos concordar ou não, mas temos que reconhecer que as mudanças sofridas na maneira cigana de viver, poderão ser desastrosas para a nossa cultura num futuro próximo...
Refletindo em tudo o que temos visto no dia a dia e lido nos jornais do Brasil e do mundo inteiro, nos perguntamos:a cartomancia e a quiromancia, tão antigas na tradição cigana, que se perdem nas brumas do tempo, vão acabar desaparecendo do universo cigano? E as outras tradições de nossa raça? Terão o mesmo e inglório destino?... 

CEZARINA MACEDO/ " in " JANELLÁ-2O11.


IMAGENS DO GOOGLE

Um comentário:

www.amsk.org.br disse...

Não morrerá amiga, sendo tradição de família, essa vai passar e em muitos casos sim, vai modificar. A intuição muda de nome segundo cada religião e isso é fato. Assim esperemos que o dom encontre as mãos certas e o coração merecedor de humildade. Mesmo que morra os farçantes, a enganação e o lucro fácil. O dom jamais.

bjs nossos