O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

sábado, 29 de setembro de 2012

OS CIGANOS :SÃO UM PROBLEMA PARA A SOCIEDADE GADJI ?



Pintura de minha autoria...



Desconheço a autoria da obra.


No imaginário popular os ciganos são um problema. Faz muitos séculos que nós ciganos vimos sofrendo com a discriminação e a conseqüente marginalização e isolamento. Como pode todo um povo ser considerado um problema?O peso desse falso conceito recai sobre milhões de ciganos no mundo inteiro... A realidade,é que o sistema como um todo é que errou e faliu,fabricando estereótipos e marginalizando pessoas cujo único pecado é pertencer a uma cultura diferente. Podemos dizer que no mundo todo as minorias raciais são vistas como objetos folclóricos e não como pessoas iguais aos indivíduos de outras raças majoritárias.
O sistema em que vivemos é discriminatório. Marginaliza tudo o que se constituir de forma diferente dos modelos aprovados pela sociedade.
O preconceito e a discriminação se baseiam em falsas premissas e na ignorância da verdade.
A marginalização do povo cigano é um processo gradual e histórico, acarretando enormes prejuízos aos que pertencem a essa etnia.
São oito longos séculos de rejeição e sofrimento, se seguirmos a história dos ciganos desde o século XIV, quando surgiram na Europa. Num vídeo que assisti ontem, o narrador fala em dez séculos de perseguições e rejeição. Com certeza, isso pesa demais sobre nossos ombros.
Muitos dizem, “que povo é esse que não evolui, que não se integra, que resiste, que não assimila os costumes alheios à sua cultura?” Transformam todo o problema cigano numa solução simplista : integração.Para os gadjês todos os ciganos são um problema.Como se fossemos culpados pelas inúmeras dificuldades encontradas nos países  aonde vivemos.Quem nos marginaliza é a própria sociedade,e essa marginalização é fruto dos problemas sócio-econômicos de um sistema opressor e egoísta cujos valores faliram.                                                                                                     
Todo esse processo histórico discriminatório penetrou profundamente em nosso inconsciente, acarretando um sentimento de inferioridade, de menos valia ,de medo, e algumas vezes de culpa, aceitando os clichês que nos escravizam a limites impostos pela sociedade gadjí...
A beleza está na diversidade dos indivíduos, em maneiras diferentes de ver o mundo, em experiências distintas. Isto é que nos torna únicos e humanos, capazes de contribuir para um mundo melhor.
Dêem-nos novas oportunidades, permitam-nos obter empregos dignos e ter direitos iguais a todos os outros cidadãos do mundo. Respeitem nossa maneira de ser e de viver. Permitam que nos mostremos como realmente somos: gente! E aí, sim, haverá integração plena.

CEZARINA MACEDO.Janellá-2011.




IMAGENS DO GOOGLE.

Um comentário:

A Palavra Mágica disse...

Amiga Cezarina,

No mês passado, na escola em que trabalho, fizemos uma atividade que mostrava as culturas de outros povos. Uma das salas apresentou um pouco da vida dos ciganos. Foi muito bom.

Beijos!
Alcides