O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Mais um trecho da resposta do cacique Seattle...


"SABEMOS QUE O HOMEM BRANCO NÃO COMPREENDE O NOSSO MODO DE VIVER.PARA ELE UM LOTE DE TERRA É IGUAL A OUTRO,PORQUE ELE É UM FORASTEIRO QUE CHEGA
NA CALADA DA NOITE E TIRA DA TERRA TUDO O QUE NECESSITA.A TERRA NÃO É SUA IRMÃ,MAS SIM,SUA INIMIGA,E DEPOIS DE A CONQUISTAR ELE VAI EMBORA,DEIXA PARA TRÁS OS TÚMULOS DOS SEUS ANTEPASSADOS E,NEM SE IMPORTA.FICAM ESQUECIDOS A SEPULTURA DE SEUS PAIS EO DIREITO DE SEUS FILHOS NA HERANÇA.
ELE TRATA SUA MÃE -A TERRA-E SEU IRMÃO -O CÉU -COMO COISAS QUE PODEM SER
COMPRADAS,SAQUEADAS,VENDIDAS COMO OVELHA OU MIÇANGA CINTILANTE.
SUA VORACIDADE ARRUINARÁ A TERRA,DEIXANDO PARA TRÁS, APENAS UM DESERTO!
....NÃO HÁ SIQUER UM LUGAR CALMO NAS CIDADES DO HOMEM BRANCO.NÃO HÁ LUGAR ONDE SE POSSA OUVIR O DESABROCHAR DA FOLHAGEM NA PRIMAVERA OU O TINIR DAS ASAS DE UM INSETO.MAS,TALVEZ,SEJA ASSIM PORQUE SOU UM SELVAGEM
QUE NADA COMPREENDE:O BARULHO PARECE ,APENAS, INSULTAR OS OUVIDOS.
E QUE VIDA É AQUELA SE UM HOMEM NÃO PODE OUVIR A VOZ SOLITÁRIA DO CURIANGO OU DE NOITE,A A CONVERSA DOS SAPOS EM VOLTA DO BREJO?
SOU UM HOMEM VERMELHO E NADA COMPREENDO...O ÍNDIO PREFERE O SUAVE SUSSURRO DO VENTO A SOBREVOAR A SUPERFÍCIE DE UMA LAGOA E O CHEIRO DO PRÓPRIO VENTO,PURIFICADO POR UMA CHUVA DO MEIO DIA OU,RESCENDENDO A PINHEIRO. O AR É PRECIOSO PARA O HOMEM VERMELHO,PORQUE TODAS AS CRIATURAS RESPIRAM EM COMUM: OS ANIMAIS,AS ÁRVORES,O HOMEM."

Nenhum comentário: