O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CIGANOS...2011: UMA REALIDADE

CIGANOS KALON BRASILEIROS



  Ciganas espanholas, 1917 (National Geographic) | Uma garota cigana espanhola, 1850, pintura de Francis Topham O.W.S.




"Sendo um povo que nunca registrou seus feitos por escrito, mudando de lugar de tempos em tempos, não possuindo moeda própria nem território próprio, os ciganos ou roms ou rhom, gitanos, gitane, zigeuner, zíngaros, gypsies, Цыгане; Çingeneler,  fazem parte do mundo, são pessoas, famílias, cidadãos de vários países, possuem cultura própria, vão a universidade, escolhem a religião a seguir, possuem língua própria e suas variáveis, ou seja, seus dialetos, se subdividem em classes diferentes, amam, comem, pagam contas, ocupam várias profissões, viajam, são pobres, desabrigados e sem casa, sedentários, nômades, possuem casa própria, são ricos, analfabetos, inteligentes, tristes, sofridos, alegres, excelentes bailarinos e são homens, mulheres e crianças. Possuem um estilo próprio como qualquer outro povo que possua uma identidade própria. Temos que ser práticos, a era da fantasia acabou. Agora se discute as necessidades básicas dos seres humanos. Ciganos, diferentes sim e porque não? Quem não é?


Duas situações em relação aos ciganos que persiste: primeiro o estereótipo e segundo a falta de conhecimento sobre o assunto.

As necessidades da comunidade cigana não incluem vilas restritas (devemos ter cuidado com os guetos), veja Hungria, a Alemanha por exemplo. Os ciganos de todo o mundo, cidadãos registrados nos países onde nascem, devem ter direito a saúde e a educação e devem fazer uso disso. Todos sabemos que a inclusão tem dois braços, uma mão concede e a outra aperta. Não será diferente. Toda a ajuda passa pelos dois lados da ponte."

(EXTRAÍDO DO BLOG "COZINHA DOS VURDÓNS." )





Nenhum comentário: