(...)“Sem família o cigano não sabe viver. É de lei. (Linda
Macedo Verani. calin do grupo do Catumbi, Calons sedentários do RJ.)
Minha família foi o melhor mestre que tive na vida. (cigano
Antonio Martinez)
As crianças são muito importantes para os ciganos. A elas
damos amor e carinho. Quanto aos mais velhos, são os que sabem mais, viveram
mais, andaram mais por estradas, então sempre procuramos ouvir o que têm a nos
ensinar. ( cigano Bôri Martinez)”.(Entrevistas extraídas do Livro OS CIGANOS AINDA ESTÃO NA ESTRADA -CRISTINA
Costa Pereira /Ed. Rocco/2009).
Se compararmos a educação tradicional cigana com a educação
dos gadjons, certamente encontraremos muitas diferenças. Estas diferenças
formam verdadeiros abismos entre as duas maneiras de educar. As escolas da
sociedade não-cigana no Brasil, ainda não oferecem condições que possam conduzir
a uma aproximação de culturas. Como se poderão conciliar duas diferentes visões
de mundo?A cigana e a gadjê?Seria preciso que ambas as culturas dessem alguns
passos em direção do entendimento comum, o que não acontece. Sem nenhum
conhecimento das tradições e da cultura romani os não-ciganos não poderão aplicar
em suas escolas uma educação formal que se aproxime da ética e da cultura que a
família cigana transmite às suas crianças, pois estas ficarão perdidas sem
saber qual verdade a ser aceita. Entretanto, em alguns países da Europa já
existem algumas escolas que adéquam suas disciplinas, horários e períodos de
acordo com a vivência das crianças ciganas. Muitas dessas escolas contratam
professores de origem cigana e também é oferecida a aprendizagem de dois
idiomas: o idioma do país e o Romani. Aí, sim, a educação é viável e possível.
Principalmente entre os nômades, no Brasil, a situação é difícil,
pois o currículo escolar não pode ser cumprido, devido às deslocações das
famílias durante longos períodos. A escola teria que ser sazonal, atendendo aos
ciganos nômades e os circenses, durante sua estadia temporária nas cidades. Entretanto,
isso é um processo muito difícil de ser aplicado, pois depende de todo um
estudo e desenvolvimento de ações efetivas de parte das instituições
governamentais e também de uma
conscientização do povo cigano no
sentido de trabalhar unidos pela melhoria das condições educacionais de suas
crianças.Segundo alguns autores,a única
forma de melhorar as condições de vida dos ciganos é dar aos jovens
oportunidade de uma formação educacional capaz de permitir-lhes acesso a uma vida profissional mais plena e que nada
fique a dever ao bem estar dos demais membros da sociedade em que estão inseridos.(...)
CezarinaMacedo.
FONTE:Revista JANELLÁ-SABER,CONHECER
(Trecho extraído do meu artigo:A FAMILIA CIGANA E A ESCOLA GADJÊ)-2011.
CezarinaMacedo.
FONTE:Revista JANELLÁ-SABER,CONHECER
(Trecho extraído do meu artigo:A FAMILIA CIGANA E A ESCOLA GADJÊ)-2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário