O CÉU É O MEU TETO,A TERRA É MINHA PÁTRIA,A LIBERDADE É A MINHA RELIGIÃO!

sábado, 1 de março de 2014

CIGANOS SÃO GENTE E NÃO MITO OU ESTERIÓTIPOS...



Comunidades ciganas são discriminadas em toda a Europa,denuncia a Médicos do Mundo

A série de fotos da comunidade roma ganhou o nome de 'Identidades Escondidas: Inacabadas' e está exposta na Galeria Laura Noble, em Londres (Foto: Yvonne de Rosa)









(...) Por desconhecerem a realidade sobre a etnia Romani as pessoas vêem os ciganos através de um véu de misticismo, de sonho, de inverdades. Cultuam a figura mítica e não a figura existencial.
Fazem da ciganidade um culto, uma idolatria, uma religião, um estereótipo.
Para a maioria dos gadjês, ciganos vestem-se sempre de roupas coloridas e de luxuosos tecidos,vivem em festas onde cantam,dançam,comem e bebem... São magos e poderosos feiticeiros, conhecendo todos os segredos da magia e do Destino.   Sem ocupações outras do que aquelas que ocupam o imaginário social. Além de andarmos invisíveis por aí, diariamente, só aparecemos à noite nas festas ou nos cultos religiosos; quando muito, se dignam a nos vislumbrar nas ruas ou praças das cidades como leitores da sorte nas mãos (Embora isto nos orgulhe, somos muito mais...). E o pior é que alguns ainda nos vêm como trapaceiros, espertalhões de prontidão, preguiçosos, vagabundos, sempre em busca de uma boa ocasião para obter lucros sem fazer nenhum esforço! Marginalizaram-nos ao longo da história, nos perseguiram e quase nos extinguiram, em nome de mentiras criadas pelos que sempre estiveram no topo das sociedades e das religiões, dos impérios ou das repúblicas...  Negaram-nos tudo, até mesmo o direito de usar nosso próprio idioma, nossa própria cultura, sob ameaças cruéis.
E ainda hoje é assim, embora um pouco melhor em alguns países.
Não sabem, ou esquecem que somos uma raça como qualquer outra que vive neste vasto planeta. Que somos gente comum. Que somos feitos da mesma carne perecível, possuidores dos mesmos sentimentos, das mesmas fragilidades ou fortalezas, dos mesmos desejos, das mesmas emoções compartilhadas com todos os seres humanos. Temos uma alma. Somos pessoas e não mitos!
Somos dignos, honestos e trabalhadores, inteligentes e versáteis, embora a sociedade gadjê teime em ignorar nossas capacidades e valores reais e humanos. Porque é mais fácil ignorar os mitos.

Tanto isto é verdade que, conhecendo melhor os ciganos reais espalhados pelo mundo em todas as épocas, nos deparamos com um grande número de sábios, cientistas, músicos, atores, dramaturgos, escritores, poetas, artistas, políticos e hábeis estadistas de origem romani.  Na verdade, também vivemos (anonimamente) em barracas, cruzando estradas em busca do sustento de nossas famílias; somos artesãos hábeis em todos os metais, mecânicos, comerciantes, quiromantes, também. Somos sim, inteligentes, sagazes, com muita capacidade de driblar os obstáculos, resolver difíceis problemas da vida, talvez isto seja resultado de todo o sofrimento e perseguições que sofremos no passado e que ainda sofremos, nos dias que correm. A nossa alma saiu fortalecida pelas barreiras que transpomos no caminho... Quanto mais nos dificultam as coisas, mais fortes e unidos ficamos! (...)

Cezarina Devos Macedo.

Texto extraído do meu artigo na Revista Janellá/2012: "CIGANOS VERDADEIROSX CIGANOS ESTERIOTIPADOS".



Série de fotos na Romênia e na Bósnia-Herzegovina, mostra famílias ciganas da etnia roma (Foto: Yvonne de Rosa)

'Apesar de podermos dizer que a pobreza também significa privar alguém de sua identidade, não vi isto. Cada vez que apontava minha velha Rolleiflex para as pessoas, elas me mostravam muita coragem e força de caráter', diz Yvonne. Acima, pai e filho em Ferneziu (Foto: Yvonne de Rosa)


Há mais de mil pessoas que vivem na comunidade roma de Craica (acima), cerca de metade delas com menos de 18 anos. A instituição de caridade trabalha para manter as crianças com suas famílias - e fora de orfanatos e outras instituições do tipo (Foto: Yvonne de Rosa)



IMAGENS DO GOOGLE

2 comentários:

Cristal de uma mulher disse...

Lindos amantes da natureza e jardins de alegrias...assim vejo um povo que sabe viver seus belos e misteriosos viveres..

Abraço

www.amsk.org.br disse...

Parabéns Cezarina,

essa luta tem de chegar aos olhos de todo cidadão no mundo e dele precisamos muito que a verdade sobre o estereótipo e o romantismo se transforme em políticas públicas adequadas e reais.

bjs com admiração